Cirurgia Bariátrica
Sleeve - gastrectomia vertical
A cirurgia restritiva mais comumente realizada é a Banda Gástrica Ajustável, em que se coloca um anel de silicone inflável em torno do estômago, que fica com seu volume reduzido a aproximadamente 50 ml, e pode ser ajustado para mais apertado ou menos, de acordo com a adaptação do indivíduo, o que provoca redução do volume de comida ingerido, levando à perda de peso.
Essa técnica traz a vantagem de ser totalmente reversível em caso de necessidade ou não adaptação pelo paciente, porém o resultado em termos de perda de peso em geral é inferior aos outros métodos descritos a seguir.
By Pass gástrico
A técnica mais freqüentemente utilizada no Brasil é a cirurgia chamada Gastroplastia redutora com Bypass gástrico, popularmente chamada de By pass, que consiste em reduzir o volume do estômago através de gramepadores, e ao mesmo tempo reduzir o tamanho do intestino em aproximadamente 20%, provocando assim uma capacidade de volume de comida ingerida menor que o normal e reduz a absorção dos alimentos ingeridos.É a cirurgia que apresenta os melhores resultados em termos de perda de peso e manutenção de peso a longo prazo sem grandes alterações nutricionais como as cirurgias disabsortivas, e oferece excelente controle de doenças como diabetes melitus e hipertensão arterial. Porém, pela alteração do intestino, pode provocar deficiências nutricionais a longo prazo se não for bem controlada, exigindo o uso de suplementos como multivitamínicos, ferro, vitaminas para o resto da vida
Cirurgia Disabsortiva
A cirurgia disabsortiva mais conhecida foi por muito tempo a técnica de Scopinaro, que reduz parcialmente o tamanho do estômago, mas o indivíduo consegue comer quantidades normais de comida nas refeições.
Ao mesmo tempo, reduz-se o tamanho do intestino delgado, responsável pela absorção do alimento ingerido, em aproximadamente 85 a 90% do tamanho original, o que vai provocar uma má-absorção dos alimentos e conseqüentemente perda de peso. Porém devido à grande perda de nutrientes, ocorriam muitos casos de desnutrição grave e atualmente é muito pouco realizada. Outra alternativa mais recente é a chamada duodenal switch, que também é pouco indicada (menos de 2% do total de cirurgias nos EUA)
Todas as cirurgias descritas podem ser realizadas por laparoscopia ou pela técnica convencional, com grandes cortes (incisões) no abdome.
Tanto pela laparoscopia quanto pela técnica convencional, os resultados são semelhantes, porém a laparoscopia traz como vantagens o resultado estético melhor, retorno mais rápido às atividades profissionais e habituais com menor tempo de repouso, e atualmente em nossa equipe 100% dos procedimentos são feitos por videolaparoscopia.
A melhor técnica a ser utilizada vai depender do perfil de cada indivíduo, levando-se em conta estilo de vida, perfil psicológico, grau de obesidade, hábitos alimentares, e deve ser amplamente discutida antes de se optar pela técnica desejada.
As complicações podem ocorrer em qualquer técnica, e variam de acordo com fatores individuais como doenças associadas, idade, peso, técnica utilizada, e devem ser discutidas cuidadosamente com a equipe médica responsável antes de qualquer procedimento.